22 dezembro 2012

Entrevista de Kristen e Garrett com Vulture



Kristen Stewart e Garrett Hedlund estão no meio de um jogo de Q & A chicken. Eles estão sentados em um pátio em Beverly Hills Four Seasons em uma manhã quente de novembro, olhando um para o outro sobre uma mesa pequena, esperando o outro quebrar o silêncio primeiro e responder a minha pergunta. O único movimento vem da fumaça do seu cigarro e forma lentamente um meio sorriso em cada um de seus rostos.

Tudo que fiz para provocar essa batalhas de vontades foi perguntar 

“Qual de vocês é mais parecido com o seu personagem em On the Road?” Na nova adaptação do filme clássico de Jack Kerouac -penned(que vai estrear hoje numa versão limitada), Hedlund faz o papel do carismático e boêmio Dean Moriarty, e Stewart está escalada como o espírito carnal livre da namorada de Dean, Marylou. Nenhum ator quer se gabar que ele ou ela se parece muito com um personagem literário icônico, então se torna óbvio para ambos que uma roda de elogios mútuos é o único jeito de sair dessa pergunta. Mas quem é corajoso suficiente para engolir isso tudo e ir primeiro?

“Ele tem um monte de Dean nele”, Stewart finalmente diz.

“Ele tem um monte de dente dele?”, Hedlund responde, numa confusão simulada.

“Dean”, ela insiste, já que ambos começam a rir. Não é difícil arrancar um sorriso de Stewart e Hedlund, mesmo que as pessoas deles na tela que sugerem o contrário. Ambos são conhecidos por sua reta de trabalho, em papeis de franquias de grandes - ela em Twilight, ele em Tron Legacy – e você pode ver o que os atraiu para On the Road, um filme povoado não por programas de computador, mas de carne e osso, pessoas, onde os personagens não são mortos-vivos, mas em vez disso, estão realmente vivendo.

Na verdade, Hedlund e Stewart são mais próximos de seus papéis do que eles admitem. Como Neal Cassady, figura batida de quem Dean é baseado, Hedlund cresceu no seu lugar de coração, passou a sua infância em uma fazenda tão remota que você tem que voar para Fargo e dirigir durante três horas de distância para encontrá-lo. Para ganhar o papel em On the Road, Hedlund canalizou a vibe da novela e escreveu várias páginas profundas sobre sua própria vida, oferecendo-lhes ao diretor Walter Salles depois de sua primeira audição, pedindo, sinceramente, “Posso ler algo que eu escrevi? ” E funcionou.

Quanto Stewart, “Você não seria atraído para um projeto se você teve que fingir”, diz ela. Embora Marylou seja mais impetuosa e sexualmente assertiva do que os outros papéis que ela já interpretou, Stewart afirma: “Eu não sinto que eu estou pisando fora de mim mesma quando estou interpretando partes. Mesmo se é realmente diferente de quem eu sou. Eu estou sempre em algum lugar, lá no fundo..”

Não é chocante ir de um trabalho com efeitos especiais e de sucesso de público como “Snow White and the Huntsman” para algo mais íntimo e suado? Mais uma vez, Stewart solta um meio sorriso; ela passou a maior parte de sua carreira alternando filmes entre Twilight fazendo outros filmes indies como The Runaways and Welcome to the Rileys. ”Eu não me importo em fazer filmes grandes, porque você dá uma de cadela e reclama com os outros atores sobre o que está impedindo você de ser capaz de realmente sentir isso”, ela diz com uma risada auto-depreciativa. “Mas então, no final do dia, você pode estar em um quarto branco; A coisa toda sobre ser ator é que você tem que ter uma imaginação.”

Uma falta de inibição também ajuda. Em On the Road, Hedlund interpreta um personagem completo de Beat Bravado, mas ele ainda pediu para fazer coisas que poderiam fazer outros atores vacilarem, como mudar suas roupas, dançar com um abandono selvagem em ininterrupta demora, ou simular sexo selvagem com Steve Buscemi. Perguntei a ele sobre como é descobrir a liberdade para ir àqueles lugares, e me surpreendi por Hedlund ter se atrevido a citar não um veterano ícone literário como Kerouac, mas Ethan Hawake, cujo livro Ash Wednesday, diz ele, causou um grande impacto na sua adolescência.

“A única coisa na vida pela qual vale a pena aprender é a humildade”, cita Hedlund, que lembra vagamente Hawke com seu cavanhaque marrom e com uma curva literária e séria. “Quebre o ego, e então dance com a perfeita contradição da vida e da morte.” Sua explicação: “Ela incentiva você a não andar com a cabeça para baixo e as mãos nos bolsos e ser fechado para a vida, mas para ser aberto e imparcial e acessível a experimentar um monte de viagens maravilhosas dentro desta nossa curta vida.”

Fez aquelas proibições desaparecerem permanentemente depois das forçadas cenas de sexo em On The Road? Stewart diz que sim e reconhece que, em geral, ela é vista como uma pessoa fechada, mas que ela está trabalhando nisso. “É engraçado: Ao colocar paredes em volta, você acha que está protegendo a si mesmo, mas você começa a viver menos”, diz Stewart. “Se você está se escondendo atrás de uma parede, então você não pode ver sobre ela. Você se priva muito se você fica tentando ser consciente do que está colocando do lado de fora, sabe?”

Ela acrescenta: “Se você sente que alguém está derrubando essas paredes para baixo, deixe-as. Essas são as pessoas que você precisa encontrar na vida, ao invés de pessoas que te deixe confortável.” 

Com isso em mente, não é de admirar que Hedlund e Stewart querem acabar nossa conversa, discutindo Just Kids, livro de Patti Smith sobre sua amizade artisticamente enriquecedora e sua cultura de definição com o artista Robert Mapplethorpe. “Isso teve um efeito muito semelhante em mim como a leitura de On the Road fez quando eu tinha 15 anos”, diz Stewart, que atualmente está lendo o romance pela uma segunda vez. “Eu tinha uma vontade séria de criar merda depois que eu li isso, de sair e encontrar pessoas, e viajar.”

Quando eu apresentei o boato recente que Smith é um fã de Stewart – propondo que talvez um dia, ela pudesse se ver estreando em outra adaptação de um livro boêmio – Stewart objeta e olha para Hedlund de novo. “Eu nunca serei o tipo de pessoa como Patti Smith que tem essa compulsão de estar constantemente criando,” ela ri, confessando, “Você se sente diminuída de alguma forma [depois de ler]! Você fica tipo ‘Meu Deus! Eu preciso me reconstituir! Eu preciso, na verdade, usar cada segundo! Por que eu ainda estou sentada afinal?”

Fonte | Via e Tra | Via

Nenhum comentário:

Postar um comentário